segunda-feira, 14 de julho de 2008

Noticias Monetárias

FED fabrica moeda para financiar indirectamente o Crédito à Habitação. Como já tenho dito, os Bancos Centrais passaram a financiar (e a compra directa) não só a Dívida Pública detida pelos Bancos mas também Activos Reais.

Faltará não muito tempo para os BCs passarem a deter directamente esses créditos, embora vão tentar disfarçá-lo por contínuas operações de renovação (à boa maneira de um Banco que tenta esconder e adiar a falência de um seu cliente com problemas, evitando prejudicar as contas).

A ideia de fabricar moeda para financiar Activos Reais devia ser repugnante a qualquer "real economist" mas a classe nunca foi brilhante.

Os BCs têm agora o poder de impedir da falência (e consequente reafectação económica) à custa de inflação. Fugas para a frente de forma continuada.

"O plano de Henry Paulson, para salvar as duas maiores companhias de crédito à habitação dos EUA, Fannie Mae e Freddie Mac, justificam o regresso do optimismo a Wall Street.

O Secretário de Estado do Tesouro pediu hoje autorização ao Congresso norte-americano para comprar um número ilimitado de acções destas duas companhias. Pretende também que as duas companhias tenham acesso a linhas de crédito por parte da Fed."

Sem comentários:

Enviar um comentário