terça-feira, 5 de julho de 2011

Breaking News: João Galamba chama maluquinho a Peter Schiff

Diz assim: "Vale a pena ouvir este maluquinho a gritar hiperinflação. Foi em 2009. A hiperinflação nunca chegou. Como é óbvio, na opinião de Peter Schiff ela terá de chegar. O credo assim o exige.

Nota: eu acho que a política monetária é insuficiente para dinamizar a economia."

No ficheiro áudio aparentemente de 2009 Schiff antecipa a actual política de monetização de 100% da dívida pública americana por Bernanke (o resultado prático dos Quantitative Easings) e refere também a possibilidade (no caso de Peter Schiff expressa com grande certeza) dos americanos poderem vir a experimentar (novamente) uma hiper-inflação (it's the 70's! again). Sim, o valor exacto que a inflação de preços medida por índices nos consumidores atingirá não é certo nem se sabe quando terá o seu pico, os efeitos da inflação quantitativa podem seguir vários caminhos, um dos quais, em activos reais e financeiros não detectados por tais índices, razão primeira porque tivemos uma bolha seguida de crise em primeiro lugar.

Mas é de notar que neste momento os ingleses têm 4.5% de inflação de preços no consumidor e os americanos 3.6%, sendo as taxas de juro dos bancos centrais de ... 0,5%. É o ataque à poupança. Um velho inimigo de Keynesianos.

Ah, já agora, não é uma questão da "política monetária não ser suficiente", é uma questão desta impedir mesmo uma recuperação saudável ainda que com dores no curto prazo. Sempre se evitava estar a ajudar quem mais auferiu da expansão de crédito artificial durante a bolha.

Mas o João Galamba deve desconhecer que já antes tinham como que chamado maluquinho a Peter Schiff em 2006 ao antecipar a crise e diagnosticar falências dos bancos.


Sem comentários:

Enviar um comentário