sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Pensões de Reforma, RIP

Por este gráfico que apresenta a evolução esperada do número de trabalhadores por reformado nos EUA (e Portugal? E Europa?) podemos observar a inevitabilidade das pensões de reformas terem forçosamente de diminuir. E quanto mais tempo demorarem a diminuir já, mais serão prejudicados os reformados futuros.

Em boa verdade, a fórmula mais racional de assumir esta realidade será distribuir a receita (um imposto, para todos os efeitos) pelo peso da contribuição passada de cada reformado no total das contribuições passadas de todos os reformados presentes a cada momento (pode e deve ser inserido um valor máximo, tal como um mínimo pode ser introduzido). Podemos baptizar como o "método proporcional de défice nulo".

Assim, nem existirão défices no sistema de pensões de reforma compulsória como as pessoas saberão que a sua pensão de reforma dependerá do total da contribuição da população activa e cujo valor concreto a receber em cada orçamento anual dependerá também do peso relativo da sua contribuição passada (no todo das contribuições passadas dos actuais reformados). The truth will set you free.
undefined

Sem comentários:

Enviar um comentário