quarta-feira, 9 de abril de 2008

Catolicismo e Liberalismo

Esta conversa sobre Católicos e liberalismo é um pouco irritante. Sendo a Igreja a maior das instituições da "sociedade civil" e a única cuja autoridade faz (alguma) frente ao Estado (que desde que perdeu a monarquia transformou-se num conceito eminentemente nacionalista), cuja propriedade foi roubada, cujas instituições de educação foram atacadas pela escola pública (cuja primeira razão de ser foi o ataque ao catolicismo pelo laicismo uns e pelo protestantismo outros) tem piada vir agora pedir que esta "desista do Estado" como se tivesse que ignorar que é um centro de disputa e de onde emana uma religião civil com os seus dogmas e puritanismos com nova face.

Por outro, exista quem diga que só os Católicos são anarquistas por acreditarem no livre arbítrio. Curiosamente, uma boa parte da mais antiga, mais pequena, e em maior crescimento... escola da economia, a austriaca, para onde convergem muitos libertarians-anarchists (e diria socialmente conservadores), é católica e até tradicionalista (Lew Rockwell, HH Hoope, Thomas Woods, etc, até Rothbard foi acusado de se ter convertido no fim da vida pelos habituais left-libertarians) mas contando também com muitos protestantes (Robert Murphy, Ron Paul, etc). Curioso, é habitual serem anti-neo-cons.

Falta saber, portanto, quem é que não é liberal e pensa que é. E sobretudo, quem é não desiste do "poder do Estado"

PS: Também tem uma certa piada a notícia que Gordon Brown se prepara para acabar com a proibição de Católicos ascenderem ao trono Inglês.

Sem comentários:

Enviar um comentário