terça-feira, 17 de junho de 2008

Inflação e expectativas

Camilo Lourenço em Porque os juros vão subir:

"Compreende-se agora a “ameaça” do presidente do BCE, de que as taxas de juro de referência deverão voltar a subir (já em Julho?). O BCE já percebeu que se está a instalar nos agentes e sujeitos económicos europeus a ideia de que a inflação se vai manter alta. Ou seja, começa a concretizar-se o pior pesadelo de qualquer banco central: as expectativas de inflação elevada estão a enraizar-se na economia e os europeus começam a tomar decisões com base nela. Há duas formas de reagir ao problema. Acomodar esse sentimento (e dentro de dois ou três anos perde-se o controlo da inflação); utilizar a política monetária para inverter essas expectativas (o caminho certo). Graças a Deus temos um banco central independente. "

Existem (muitos) economistas com piada (uma virtude).

Não só conseguem passar por cima que o primeiro culpado pela inflação é o próprio Banco Central como depois elegem os Bancos Centrais como salvadores da pátria:

Mas "Graças a Deus" são independentes (independentes de quê? do sistema político e regime que os nomeia e paga os salários? boa piada)!

E a vantagem? Quando aparecem .... salvam-nos da inflação provocada por... sei lá, pelas reivindicações dos sindicatos:

"... as empresas, que deveriam estar a precaver-se do impacte negativo que o arrefecimento da economia vai ter nas suas contas, revelam-se incapazes de conter as reivindicações dos sindicatos."

E o pior pesadelo? "as expectativas".

Sim, sim, quando as pessoas se põem com "expectativas"... é de facto terrível. Um dia acordam e dizem: "hoje estou com expectativas". E ligam logo para o sindicato para exigir aumentos. E isso é que provoca a inflação.

PS: E ainda remata com "P.S. – O caso irlandês mostra o erro de dar aos referendos poder de decisão em matérias constitucionais."

PS2: O caso Camilo Lourenço mostra o erro de se dar aos economistas poder de decisão em matérias monetárias.

PS3: Uma constituição não referendada tem legitimidade? Portugal deveria ser Espanha se o parlamento o aprovasse?

Sem comentários:

Enviar um comentário