sexta-feira, 22 de julho de 2011

Sobre a permanência ou não no Euro

Na continuação do debate que vai correndo no Insurgente sobre a permanência ou não no Euro, fica um meu comentário:

Mas permanece o problema de quem já utiliza o Euro. Se a entrada no Euro potenciou o mau comportamento a saída do Euro obriga a uma nova reconstrução e/ou renegociação de direitos de propriedade, a moeda possuída em depósitos dentro do país e fora do país, os contratos de curto e longo prazo em euros, e as dívidas contraídas.

Uma moeda própria para países pequenos neste contexto, também potencia a contracção de dívidas em moedas externa (euros) e a prazo fenómenos de incapacidade de pagamento dessas dívidas (as crises cíclicas das balanças de pagamento).

Suponho que é uma questão de preferência de linha de acção, mas entendo que me devo concentrar em:

- desaparecimento dos défices orçamentais.
- discussão sobre os males das reservas fraccionarias e a sua ligação aos ciclos económicos e desequilíbrios entre poupança e investimento.
- reivindicar a circulação das moedas naturais como o ouro e a prata (que em si, permitiria preservar os compromisso dentro do Euro, excepto no que respeita a deixar circular uma moeda que os próprios bancos centrais, tal como o próprio BCE, utilizam).

3 comentários:

  1. Pois) A paridade libra-ouro ou prata-yuan gold ou silver uranium ou lead standard tanto faz foi terminada para incentivar a circulação de papel-dinheiro e doutra moeda escritural ou não pela economia e promover o crescimento económico. Verificará que depois da desregulamentação do gold-standard a economia mundial cresceu a ritmo significativo (enquanto que durante o gold, silver (o thaler original alemão ou o dólar mericanus) standard estava estagnada). O standard também torna mais difícil aumentar a quantidade de moeda em circulação sem aumentar significativamente a inflacção, dada a raridade do ouro e prata é necessário cortá-los. O ouro com volfrâmio que é uma boa falsificação em jóias ou moedas

    mais barato e a mesma densidade

    a prata ou a platina têm aplicações industriais
    ainda importantes
    e só possíveis de substituir por soluções mais dispendiosas energeticamente

    como moedas naturais para 100 ou 2000 milhões de pessoas tanto faz

    mesmo com a grama de Ag a 1 euro

    a 5 gramas por moeda
    cunhar 5 mil milhões de euro-equivalentes

    custaria mil tones

    para 500 mil milhões

    Opfølgende moneta é muita prata....

    ResponderEliminar
  2. Foi uma das razões do fim da cunhagem dos 100 réis

    e dos 50 réis em níquel....

    o aumento da massa monetária e a inflação associada cortou as ditas moedas naturales

    ResponderEliminar
  3. "Verificará que depois da desregulamentação do gold-standard a economia mundial cresceu a ritmo significativo (enquanto que durante o gold, silver (o thaler original alemão ou o dólar mericanus) standard estava estagnada). "

    Afirmação errada de todas as formas e feitios.

    ResponderEliminar