domingo, 22 de fevereiro de 2009

O mercado e a santidade da pessoa humana

A cultura da virtude, a cultura do mercado. Por Robert A. Sirico.

Aquele que valoriza o mercado tem também de valorizar a santidade da pessoa humana, a distribuição mais ampla possível de riqueza, as maiores oportunidades possíveis de criatividade econômica e um lugar para cada pessoa na capacidade produtiva da sociedade. Sem dúvida, isso significa colocar uma forte ênfase nas instituições indispensáveis da propriedade privada, da liberdade contratual, da rivalidade competitiva e da iniciativa empreendedora; também significa compreender que elas não são fins em si mesmos, mas, sim, instrumentos a serem usados para a mais elevada glória do Criador, para a busca da virtude e do bem comum, isto é, do emprego de oportunidades amplas e generosas para a mobilidade social dentro da estrutura da segurança, da liberdade e da virtude cívica.

O mercado é a instituição mais poderosa que se pode imaginar para tornar a prosperidade e a produtividade possíveis, para calcular e coordenar os recursos na sociedade, e, é claro, essas pré-condições são tão essenciais para ajudar os pobres quanto a produtividade para a distribuição. Contudo, essa produtividade tem de estar incrustada em uma estrutura social que vá além de simples lucros e prejuízos.

(...)

É bastante lamentável e altamente perigoso que muitos dos defensores mais eloquentes do mercado ignorem a base moral da liberdade. E temos de estar preparados para enviar uma mensagem forte àqueles que poderiam ser tentados a pensar que a sociedade pode girar em torno do extrato bancário: motivações vis também podem existir em uma economia de mercado. O sacerdote congregacionista Dr. Edmund Opitz diz isso da seguinte maneira: “o mercado exibirá todas as imperfeições que os homens exibem no seu pensamento e nas suas atitudes pacíficas, porque – no sentido mais amplo – ele não é nada mais do que isso.” [9] Nem todos os modos de ganhar dinheiro são automaticamente morais, e existem valores mais elevados do que o lucro e sucesso no mercado. Entre esses valores, temos de colocar proeminentemente o valor da vida em si.

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