sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A Recessão como boa notícia

A crise é o processo de cura da doença constituída pela bolha prévia induzida e alimentada temporariamente por uma expansão de crédito não baseada em poupança prévia, o que conduz ao sobre-investimento e sobre-consumo e sub-poupança, um ciclo insustentável que em última análise consome capital ou poupança. Será tanto melhor que comece mais cedo do que mais tarde, se começar mais tarde que se deixe a reafectação de recursos, os ajustamento de preços (em queda) operarem na maior velocidade possível, encurtando o período de recessão a um mínimo de tempo e a uma qualidade máxima.

Mas partindo da habitual expressão PIB = C + I + G + X - M, e fazendo um exercício no campo do sempre falível campo dos agregados macro-económicos, será uma boa notícia a descida do valor do PIB:

  1. Se a despesa do Estado (G) descer, libertando recursos
  2. Se as Importações (M) resultarem de aquisição de capacidade produtiva futura
  3. Se o Investimento descer por estar em curso um processo de liquidação pós-bolha
  4. Se o Consumo descer para poder suportar os prejuízos inevitáveis numa crise
  5. Se as Exportações (X) temporariamente forem menores do que seriam, devido ao fim de programas de apoio que desvirtuam a concorrência e distorcem os incentivos.
  6. Se o C e I descerem nominalmente (e em termos reais) para recomposição de saldos monetários devido à desconfiança bem racional, da solidez do sistema monetário.

1 comentário:

  1. É o que se chama, em linguagem futebolística, marcar um golo de bandeira no campo do adversário.

    ResponderEliminar