terça-feira, 22 de junho de 2004

Pensamentos anti-federalistas II

Não precisamos de federalismo para descentralizar aquilo que em primeiro lugar não está nem precisa de estar centralizado.

A "Europa" como organização inter-governamental não precisa de descentralizar (pelo Federalismo), aquilo que à partida não está centralizado (impostos federais, politicas economicas federais, segurança federal, etc).

Ou seja, a melhor forma de descentralizar na Europa é recusar o federalismo.

A melhor aplicação do federalismo é aplicá-lo aos Estados nacionais internamente.

A confusão que reina sobre este assunto, é de facto a melhor arma dos federalistas.

1 comentário:

  1. Uma forma de começar a conquistar terreno nos Corações e Mentes brasileiros é propor pequenas alterações na ordem vigente que possam conduzir ao Federalismo.

    Uma proposta é a de desonerar os impostos de impostos.

    Tudo que é proveniente de impostos fica SEM IMPÔSTO.

    Por exemplo, os proventos dos funcionários civis e militares é 100% impôsto, logo, não deve ser cobrado impôsto sôbre os proventos.

    O orçamento público que é usado para pagamento de produto e serviços adquiridos no mercado também devem ficar livres de impostos.

    Isto é, se um gasto é feito com dinheiro de impostos não deve haver incidência de impostos sôbre os recursos dêste gasto.

    Creio que se fizermos uma proposta de lei de iniciativa popular para alterar a legislação tributária para incluir esta cláusula teremos dado um passo na direção do Federalismo.

    ResponderEliminar