quinta-feira, 9 de setembro de 2004

A desordem internacional à vista

Rússia Ameaça Liquidar Terroristas "por Todo o Mundo"

"A Rússia ameaçou ontem atacar "bases terroristas" em qualquer parte do mundo, ao mesmo tempo que ofereceu um prémio de 10 milhões de dólares a quem der informações que permitam "neutralizar" os líderes independentistas tchetchenos Aslan Maskhadov e Chamil Bassaiev.

"Vamos tomar todas as medidas para liquidar bases terroristas em qualquer região do mundo", anunciou o general Iuri Baluevski, chefe do Estado-Maior general das Forças Armadas russas. "Mas isso não significa que vamos lançar ataques nucleares", esclareceu."

Nota: o legado das campanhas do Afeganistão e Iraque: qualquer país irá reivindicar as suas próprias razões de segurança para atacar em qualquer lugar e quem sabe proceder à sua prórpia mudança de regime ("Taiwain"? Georgia?).

Recorde-se que a Grande Guerra começou porque a Aústria na sequência de um atentado terrorista fez um ultimatum à Sérvia. Depois, o "sagrado" sistema de alianças tão defendido por muitos mas que potencia que qualquer conflito local se transforme numa guerra global resultou em que os "aliados" fizeram um guerra que destruiu tudo e todos (menos os EUA) no lado de um estado "terrorista".


Gostei particularmente do "Mas isso não significa que vamos lançar ataques nucleares" que tem tanta capacidade de nos sossegar como o célebre "I´m not a crook" the Richard Nixon.

Sem comentários:

Enviar um comentário