sábado, 11 de setembro de 2004

A única organização humana que cresce com os seus próprios erros

Nota: e para acabar com esta série de postas relacionadas com a guerra:

Existe um "pro-war" cartaz que reza assim: "Excluding for ending slavery, fascim, nazism and communism... War has never solved anything"

O problema é que:

1) A Guerra entre Estados não foi feita para acabar com a escravatura mas sim para acabar com o Federalismo consentido pelos Estados, morreram 700 000 pessoas e o Sul foi literalmente destruído - ficará para sempre como um aviso aos federalistas europeus.

Como resultado da crescente centralização federal assim conseguida, passadas 3 décadas, é esse poder federal como a Constituição não o previa, que inicia a Guerra contra Espanha com que anexam Cuba e as Filipinas (onde primeiro apoiaram os rebeldes independentistas contra a Coroa Espanhola e acabam após a "libertação" a combatê-los - aos rebeldes - durante mais uns anos ("sound familiar?").

2) "fascism, nazism and communism": tudo se deve à Grande Guerra (que marcou o fim do Liberalismo Clássico) iniciada com grandes culpas para a Rùssia e França e acabada com a ajuda ingénua e desastrosa de Wilson: as monarquias continentais cairam (na Rússia, os comunistas tomam o poder prometendo a paz no meio de um regime moralmente e patrimonialmente falido com a guerra, cujas negociações de paz eram adiadas por insistência de Wilson), com a imposição de Versailles, as monarquias do Império Austro-Hungaro (e que equilibravam a influência da Prússia) e os vários germânicos desaparecem, sendo substituitos a seu tempo pelo fascismo e nazismo (neste caso, até por via democrática). O mesmo se observou em Itália e Espanha e Portugal (o único cuja queda da monarquia se tinha verificado uns anos antes.

Depois temos o fim do padrão ouro e a crise de 1929 (tudo resultado da guerra e suas consequências indirectas) e mais tarde a Segunda Guerra que marca a vitória de Estaline sobre metade da europa e o comunismo na Ásia (muito devido à insistência numa derrota total do Japão). Cinquenta anos de Guerra Fria se sucedem e comunismo e ditaduras militares são a realidade um pouco por todos o lado.

Conclusão: a Guerra tudo destrói - vidas, património, a ordem e evolução natural da sociedade civil e comunidades.

Todo o século 20 foi uma imensa tragédia apocaliptica devido aos erros, falhas de julgamento, ambição, ingenuidade, boas intenções das decisões centralizadas de uns poucos que compulsóriamente arrastaram toda a humanidade - tudo isso o devemos a essa grande instituição, a única organização humana que cresce com os seus próprios erros (na verdade, cresce tanto mais, quanto mais erros comete): o Estado.

Existirá alguma coisa neste início de século 21 que nos leve a pensar que se tenha aprendido alguma coisa?

Sem comentários:

Enviar um comentário