terça-feira, 18 de setembro de 2007

As perdas de uns são os ganhos de outros

O engraçado na actual crise (qual crise? os BCs resolvem tudo...) é que se existem investidores sofisticados (compras de carteira de crédito à habitação de alto risco) a perder dinheiro mas logo socorridos pelos Bancos Centrais (e mesmo Estados, parece)... os beneficiados são todos aqueles que conseguiram crédito à habitação a taxas mais baixas, ou muito mais baixas, do que seria natural.

Parte das perdas explicam-se porque determinadas carteiras de crédito à habitação têm uma taxa de juro média inferior à necessária para suportar a taxa de defaults entretanto verificada.

A taxa de juro média de uma carteira de crédito concedido (vamos dizer o spread para a euribor) deve ser tal que cubra pelo menos as perdas (ex-ante a probabilidade de ocorrerem) incorridas em parte dessa carteira por incumprimentos.

Se a taxa de incumprimento é hoje maior do que a implícita na taxa de juro média, isso significa que essa taxa de juro deveria ter sido em média maior.

E quem ganhou com isso foram todos os clientes com baixo rating que apesar de isso, conseguiram crédito à habitação a uma taxa muito mais favorável do que seria objectivamente exigível. Aliás, a partir de agora, essa taxa de juro será com toda a certeza maior.

Existem políticos a culpar os especuladores e exigir mais regulamentação.

Isso quererá dizer que vão exigir por lei que as taxas a serem cobradas sejam mais altas?

Estarão a pensar nos pobres dos investidores sofisticados que coitados estão agora a sofrer perdas dado a sua falta de jeito para calcular probabilidades de incumprimento?

PS: Claro que outra questão é a própria culpa dos BCs ao permitirem a expansão de crédito por expansão monetária o que conduz a um ciclo de expansão e de subida dos preços dos activos (preços das casas) e onde a avaliação do tal risco/probabilidade de incumprimento resulte em optimismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário