sexta-feira, 7 de setembro de 2007

O Sistema do "Crédito Fácil"

Parece que Miguel Beleza terá ido (não assisti) à TV explicar o que se passa:

As taxas de juro estiveram demasiado baixas durante demasiado tempo [suponho que podemos chamar a isto "Crédito Fácil"].

Por causa disso, terá existido crédito concedido a mais ["Crédito Fácil"].

Agora que se verificam consequências do erro [e digo eu... "Crédito Fácil" concedido pelo BC, e racionalmente e legitimamente aproveitado pelos bancos e traders profissionais - Hedge Funds, etc], o BC tem de injectar liquidez [digo eu...mais "Crédito Fácil"] que é para "estabilizar" o sistema financeiro (=socorrer com taxas mais baixas = "Crédito Fácil" os culpados dos erros de terem concedido "Crédito Fácil").

E tudo isto para não deixar o mal espalhar-se à economia, que passaria a ter taxas de juro mais altas e critérios mais selectivos (ou seja, deixaria de ter acesso a "Crédito Fácil" (suportado pelo crescimento do nada da moeda, ou seja poupança inexistente). Simpáticos. Pensam tanto em nós.

Faz tudo muito mais sentido quando as coisas são explicadas por um profissional e académico do Sistema. Consegui observar a calma e tranquilidade da pessoa que me relatou. O Sistema está em boas mãos, tudo está bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário