sexta-feira, 3 de junho de 2005

Deep Throat

Durante uns tempos na internet circulou a rumor que seria Pat Buchanan (desmentido pelo próprio), que na altura trabalhava na administração (motivo: a China). Com a confirmação de Mark Felt, não deixa de ter piada sabermos que Nixon na altura achava que o FBI se preparava para "lhe fazer a folha".

Agora, existe quem culpe a retirada dos americanos e o autentico desabar do Estado do Vietname de Sul por todas as desgraças da zona (Cambodja) mas para quem não sabe, foi o bombardeamento secreto do Cambodja (o general americano dizia ser necessário enviar o Vietname do Norte e toda a zona "back to stone age") que levou a que os khmers vermelhos tomassem o poder ao regime monárquico destituindo o seu Príncipe (que perante os bombardeamentos teve de tolerá-los mais do que seria necessário).

Depois, e quem é novo (e mesmo mais velho) talvez não saiba (não que seja segredo) foram os próprios comunistas vietnamitas a invadir o Cambodja e pôr cobro ao genocídio (por incrível que pareça, os EUA, na ONU, puseram-se sempre contra o Vietname e votando do lado dos khmers vermelhos durante os anos seguintes).

O Vietname resume o que de pior tem a aliança dos bem intencionados (Lyndon Johnson, o vice Presidente de Kennedy, decidiu prosseguir com a Guerra, apesar de em vida Kennedy estava decidido a sair antes que as coisas se descontrolassem…como aconteceu. A Administração era Democrata e foi a responsável por mais um grande salto da social-democracia nos EUA com o seu programa social da “Great Society”) com a “teoria do dominó”, o militarismo e o espírito de intervencionismo.

O liberalismo e o capitalismo não participam nestes eventos. Os Estados é que o fazem.

Sem comentários:

Enviar um comentário