terça-feira, 15 de agosto de 2006

"WAR GUILT IN THE MIDDLE EAST"

Publiquei uma versão do texto actualmente só disponível em pdf "WAR GUILT IN THE MIDDLE EAST", em Wars4StatusQuo. Deixo aqui apenas a minha introdução.

"Introdução: Um texto de 1967, na publicação que por excelência deu (ou marca a) origem do movimento libertarian . Rothbard, começou a sua senda politica nos Young Republicans e no conservadorismo tradicional americano para passar a um dos responsáveis principais por um novo movimento ideológico, nascido das cinzas do liberalismo clássico, e juntando o que tinha sido o isolacionismo conservador tradicional americano, que se opôs à entrada na WWI, ao New Deal e o envolvimento dos EUA na Europa da WWII (Roosevelt prometeu sob a bíblia, no seu famoso terceiro mandato - será que Putin vai ser crucificado se fizer o mesmo que Roosevelt fêz ? - não envolver os EUA noutra "guerra dos europeus"), com as raizes neutrais dos founding fathers, e ainda as suas próprias contribuições anti-state. Rothbard é filho de imigrantes Judeus Polacos.

O texto é de Outono de 1967, na altura, a critica não-á-esquerda do intervencionismo no Vietname (desde as suas origens, não a meio) fazia dele uma voz isolada por isso mesmo com tentativas de alianças estratégicas com quem, sobre um determinado assunto, na altura o intervencionismo da "guerra fria", obtivesse algum contacto (de resto, mais tarde acabada por causa dos problemas crónicos de consistência e honestidade à esquerda). Sobre o Médio Oriente também. O que ele repetia muitas vezes era (citando o filme que admirava - O Padrinho) , "Esta foi a vida que escolhemos". Não foi uma vida fácil, para quem, em todos os assuntos (quer os da pura discussão na ciência económica - acolhendo/adoptando/desenvolvendo a Escola Austriaca e o Miseseanismo, quer os da ardilosa discussão da actualidade política, a do revisionismo anti-intervencionismo da história das guerras, etc) tinha um especial jeito para escolher os motivos mais fáceis para se colocar fora do maistream que por um motivo ou outro acaba sempre por fazer a corte à corte estatista. Daí a alcunha de Rothbard, the Anti-Sate.

Murray N. Rothbard "Editorial: War Guilt in the Middle East (505KB), LEFT AND RIGHT: A Journal of Libertarian Thought. Volume 3, Number 3; Spring-Autumn 1967"

Sem comentários:

Enviar um comentário