segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Re. "A pura demagogia"

Pedro Arroja compara o peso do Estado e o grau de desenvolvimento e conclui

"...o mundo, os países com o maior peso do Estado na sociedade são os países ocidentais de tradição cristã, sobretudo os da Europa Ocidental e da América do Norte. A tese neoliberal faria prever que estes países são os menos desenvolvidos do mundo. Mas não são - são os mais desenvolvidos do mundo, com a Noruega à cabeça, seguida da Islândia, Austrália, Canada, Luxemburgo e Suécia."

Mas falta equacionar outras dimensões:

1. A dimensão absoluta do país em causa

Quanto maior a dimensão piores os efeitos de um maior peso do Estado na economia

2. O grau de descentralização e localismo da organização política-administrativa

3. O respeito pelos direitos de propriedade e livre contrato (é possível um Estado ter um peso maior mas o grau de segurança dos direitos privados da sociedade civil ser maior, assim como poderemos imaginar um país sub-desenvolvido, como muitos de resto, com um peso estatístico do Estado é menor mas onde os direitos privados são incertos).

4. Arrisco-me a juntar um factor cultural: o "grau de homogeneidade" e estabilidade de valores partilhados,


Qual a justificação Liberal:

- o grau de concentração-complexidade do nível de decisões (uma noção hayekiana), a qual para o mesmo peso do Estado, mas em países de dimensão cada vez maior se torna exponencial.

- a aproximação da organização a que chamamos "Estado" aos indivíduos-proprietários: quanto menor é a dimensão de uma organização política (Estados Regionais, Municípios, Freguesias) e maior grau de autonomia têm essas dimensões localizadas, mais nos aproximamos de uma relação de gestão localizada de uma comunidade de proprietários. O que a descentralização persegue é aproximar a gestão do interesse comum próximo dos indivíduos e comunidades.

Resumindo, será necessário equacionar:

- dimensão absoluta
- grau de descentralização
- segurança dos direitos de propriedade e de contrato
- homogeneidade e estabilidade cultural

A esta luz seria interessante voltar a trabalhar nas correlacções entre dimensão relativa do Estado (peso da Despesa) e medidas de grau de desenvolvimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário