sexta-feira, 16 de julho de 2004

Pacto de Estabilidade e o caminho Federalista

A única penalização realmente eficaz e o único que faz sentido tendo em conta o facto  - novo na história  - de várias dívidas públicas de diferentes Estados independentes serem monetizados por emissão monetária por parte do Banco Central é:
 
A Dívida Pública (adicional) do Estado  não cumpridor deixar de ser comprado/monetizado pelo BCE. Desta forma, os déficits deixam de poder ser financiados por monetização/inflação monetária (mal só possível - e imposto escondido - com o fim coercivo do Padrão Ouro e da liberdade bancária) e isso obriga automáticamente ao equilíbrio ou ao Default.
 
Eu não o quero, mas os  economistas federalistas irão perceber da sua utilidade mais tarde ou mais cedo.
 
Depois teremos um caminho gradual para transformar as dividas "estaduais" monetizáveis em dividas não monetizáveis, e em sua subtituição dividas federais monetizáveis. Neste ponto teremos orçamentos federais com déficits financiados por dívida federal monetizada, mas os Estados não.
 
Perceberam alguma coisa? É o problema de desencadearem processos políticos que mexem na soberania e que as populações não percebem nem deviam ter de perceber.

Sem comentários:

Enviar um comentário