quinta-feira, 13 de janeiro de 2005

Charadas democraticas

Publico:

"Zapatero pediu que os bascos não cumpram a ameaça de convocar um referendo sobre a questão se a vontade do Parlamento espanhol for o veto do plano. O "Plano Ibarretxe", adoptado no dia 30 de Dezembro pelo Parlamento basco, visa conceder ao País Basco espanhol competências autónomas em matéria de segurança social, fiscalidade e justiça. O documento será votado no Parlamento espanhol, onde a maioria dos deputados já se manifestaram contra. Contra estão também 68,8 por cento dos espanhóis, segundo uma sondagem Sigma Dos publicada no dia 9 pelo jornal "El Mundo". Outra sondagem, da Euskobarometro (basca), publicada no fim de Dezembro pela Universidade do País Basco, revela que 36 por cento dos bascos consideram que Ibarretxe deve levar o seu plano em frente, 34 por cento pedem que negoceie com Madrid e 18 por cento querem que o plano seja retirado."

Nota: É uma ilusão pensar que (via Blasfémias) que:"os dois maiores partidos espanhóis acreditam que a aprovação da Constituição Europeia é a melhor tábua de salvação contra os planos independentistas bascos, a que se podem seguir os de outras regiões."

É apenas mais um argumento falacioso a favor do caminho Federal porque com a integração politica acelerada:

(1) A coesão nacional tende a diminuir

(2) As regiões vão poder jogar com o trunfo autonómico-independentista, argumentando que querem permanecer na UE/Federação (o que pode ser ou não verdade no longo prazo).

Sem comentários:

Enviar um comentário