sexta-feira, 20 de maio de 2005

Tiranias

"China aumenta tarifas sobre exportações de têxteis a partir de 1 de Junho"

Porque deixamos que interfiram nas nossas vidas desta forma? Porque e isto a que chamamos uma sociedade democraticamente em Paz: o Estado e alguns fazem o que lhes apetece com os direitos mais simples de cada um (o de comprar e vender produtos como T Shirts) e aplicam-no usando da autoridade do Estado - a ameaça de rapto (prisao) e arresto de bens (roubo) a quem se opuser.

Sim, uma sociedade em Paz e aquela em que a autoridade do senhor Estado nao e posta em causa pelos seus escravos.

O ridiculo tiranico nao tem limites: perseguem quem faz preços demasiados altos (que ocorrem para incentivar a sua produçao acrescida) e quem faz preços demasiados baixos (que sao a manifestaçao de crescimento economico). Dizem proteger os consumidores umas vezes, os trabalhadores outra, os empresarios e o sector outra...no fim, sim porque sim.

A ingenua visao de muitas almas bem intencionadas que acham que as unioes politico-economicas trazem liberdade economica continua a ter os seus muitos adeptos, mesmo que se aponte que sao os micro-paises nao alinhados por esse mundo fora, que ainda conservam algumas das antigas liberdades pre-social-democracia-moderna (baixos impostos, desregulaçao, sigilio de negocio, propriedade como propriedade do proprietario e nao um licença de deter propriedade, etc) - nao que aos poucos e sob ameaças veladas, nao tenham que se adaptar ao maravilhoso mundo novo onde essa nova religiao - o Estado legitimado e deificado pelas massas e que ao individuo e localismo nao reconhece livre-arbitrio algum (a nao ser para abortar, claro).

Sem comentários:

Enviar um comentário