terça-feira, 24 de maio de 2005

Soluçao "austriaca" para os deficits

Querem acabar com os deficits em Portugal e no Mundo? Querem uma moeda única global? Defendam o retorno à legitimidade civil do padrão-ouro.

A única razão porque existem deficits crónicos dos Estados é porque estes (por um processo de extorsão em massa) roubaram as moedas de ouro detidas pela população - impondo a aceitação das notas por si emitidas como as únicas com curso legal (obrigando a lei civil - "legal tender laws" - a impor que os credores de qualquer contrato civil/comercial aceitem como pagamento ou liquidaçao, "apenas" o equivalente ao valor da "coisa" nestas notas).


Como consequência lógica deste acto, os Bancos Centrais passaram a financiar os deficits do Estado (que obrigatoriamente se materializa em emissao de divida publica) por emissão de notas.

...e historicamente, começaram por financiar as despesas dos Estados Europeus na Primeira Guerra Mundial...que sem este expediente ilegal...teria sido mais que provável que todas as partes fossem obrigadas a negociar (e mais cedo) uma paz aceitável...sim, o monopólio do Estado na moeda contribuiu para o desastre da Grande Guerra...como levou directamente a hiperinflação na Alemanha que facilitou o crescimento do nazismo...como acabou por levar a Grande Depressão ( A Reserva Federal foi criada em 1913) dos anos 30 nos EUA e no mundo...

Reparem no essencial dos Balanços dos Bancos Centrais:

Pais A

Activo:

Divida Publica Estado A

Divida Publica Estado B

Passivo:

Moeda A

Pais B

Activo:

Divida Publica do Estado B
Divida Publica do Estado A

Passivo:

Moeda B

Um lindo cenário no qual os economistas gostam de intervir, analisando, a cada momento, se o rácio de troca entre a Moeda B versus Moeda A esta adequado ou nao.

Um pais com moeda forte, diz-se hoje em dia, tem um Banco Central que acumula Divida Publica (reservas, podem ser notas) de outros paises. Mas se assim e, como pode um banco Central ser forte porque acumula Divida Publica (ou moeda, tanto faz) de outros paises que em termos relativos serao entao "fracos"? Um Balanço forte porque tem activos fracos?

E poderão ainda os liberais (continuar a) acreditar que o sistema político tem a capacidade de criar regras (pactos?) para controlar a despesa, se esta pode ser em parte financiada pela inflação monetária? E quanto ao incentivo ao crédito que o sistema proporciona…e os ciclos económicos que provoca?

Sem comentários:

Enviar um comentário