quarta-feira, 8 de março de 2006

O outro Islão (III)

Público: Dubai Um país pequeno com grandes ambições

Segundo maior dos sete Estados que compõem a federação dos Emirados Árabes Unidos, o Dubai não chega a ter 4000 quilómetros quadrados e da sua população, que não ultrapassa os 1,5 milhões, mais de 80 por cento são emigrantes. No centro de uma das suas duas cidades, Dubai City, está a nascer um arranha-céus destinado a ser o maior do mundo (com 800 metros). Já um gigante do turismo está agora a caminho de controlar portos norte-americanos, ao mesmo tempo que se assume como centro financeiro do Golfo Pérsico. (...)


A sua decisão, em 1985, de dotar o emirado de uma transportadora aérea, foi o passo crucial no desenvolvimento em curso. Seguiram-se projectos turísticos e o lançamento de várias zonas livres - primeiro para a Internet e para os media. De centro de negócios que já é, aspira a ser centro financeiro. O modelo é Singapura, um estado pequeno que procura mercados maiores, combinando negócios com turismo.

"Digo aos meus companheiros árabes no poder: se não mudarem, serão mudados", afirmou Mohammad em 2004, durante uma conferência com líderes árabes e mundiais. Casado com a princesa Haifa, filha do falecido rei Hussein da Jordânia, terá pelo menos uma segunda mulher. (...)

O Dubai tem o maior hotel, um conjunto de ilhas artificiais ou o maior parque de diversões do mundo. Mas também será a única nação de deserto a reclamar a posse de uma das maiores pistas interiores de ski.Com os últimos investimentos, incluindo a compra da empresa britânica que vai gerir os portos nos EUA, dir-se-á que não há limites para o Dubai. (...)"

Sem comentários:

Enviar um comentário