sábado, 26 de maio de 2007

"Liberalismo seria uma catástrofe em Portugal"

Diz Luis Nobre Guedes.

E eu pensei que Portugal já era um desastre.

Ainda bem que é um tipo de direita que o diz.

Mas o entrevistador insiste: "Mas até os liberais admitem do Estado uma rede de segurança contra situações extremas"? (bem, vou colocar de lado os liberais que insistem que essa rede para ser moral pode e deve partir da acção da sociedade civil)

Luis Nobre Guedes ainda assim resiste à tentação. Porquê? A segurança das pensões, como quem diz, não posso ser liberal senão as pessoas perdem as pensões.

E eu que pensei que cálculos actuariais já provavam que estavam perdidas.

Nem sequer uma ideiazinha para tornar tal esquema instável e dependente apenas da boa vontade de quem paga impostos, num regime subsidiário. Mas como as "reformas" (= baixa da pensão e aumento da idade de reforma) aparecem sempre atrasadas, é sempre a geração seguinte que fica prejudicada em relação à última reforma, porque vai pagar mais e receber menos em relação aos "direitos adquiridos" pela geração anterior com uma fórmula desfasada da realidade. Não vai acabar bem mas alguém irá fechar a porta.

Luis Nobre Guedes é um desastre.

O Liberalismo é necessário para tirar estes timoneiros a comandar as nossas vidas.

Bastaria perguntar quem trocaria a pensão futura gerida por Luis Nobre Guedes, por passar a receber imediatamente mais cerca de 40% (11,5%+24% do salário bruto) em termos líquidos todos os meses.

Sem comentários:

Enviar um comentário