Se existe coisa parva neste mundo é culpar os "isolacionistas" (seja lá o que isso fôr...porque eu só conheço é pessoas prudentes que se metem na sua vida em vez de reagirem pavloviamente a slogans idealistas e ultra-securitários, para não dizer militaristas) de alguma coisa. É como culpar a Suiça por alguma coisinha.
Mas depois, não se percebe a lógica. Por acaso não foi o intervencionismo internacionalista de Wilson que provocou entre outras coisas, a queda dos Habsburgos, do Kaiser, do Czar e a tomada do poder mais tarde por Lenine, o Tratado de Versailles, a criação de paises colocando a população alemã em diversos territórios, contribuiu para quem um demagogo como Hitler explorasse as injustiças (reais) da WWI, que a Europa Central ficasse sem o equilibrio com séculos entre os Habsburgos e a Prússia, o que só poderia resultar na Grande Alemanha que de resto, até Bismarck sempre evitou, aliás como Mussolini enquanto o pôde?
Não foi Roosevelt que se aliou a Estaline (conhecido mass murder nos anos 30, coisa que o regime nazi só viria a ser após o início da guerra) e acaba a conceder-lhe a vitória total (parte da razão foi insistir da Derrota Total)? E porquê? Porque queria estabelecer o sonho da ONU (o seu ídolo mentor e progressista Woodrow Wilson tinha fracassado com a Liga das Nações) para o qual precisava de Estaline, com quem de resto até tinha alguma simpatia (e tratava por Uncle Joe) e achava-se capaz de o manobrar?
Pena que a WWII e os intervencionistas não tenham deixado comprovar a tese isolacionista de que Hitler e Estaline podiam ter-se destruido mutuamente se não tivessem pretendido ajudar antes do tempo uma das partes. Na Àsia não correu melhor. A insistência na derrota total do Japão (e motivo para usar WMD contra civis) deixou a Àsia em campo aberto para o comunismo, a começar pela Coreia. Depois Mao e Ho-Chi-Min (curiosamente, parece que se virou para o comunismo após ter sido humilhado pessoalmente em ... Versailles, sim, até isso...).
Por vezes é preciso parar para pensar. A Direita então, duas vezes antes de se "enamorar" por duas catástrofes para o mundo e para o regime interno americano que foram Wilson (The Progressive Era) e Roosevelt (New Deal). Podiamos juntar ainda outro Democrata como Lyndon Johnson e a desgraça do Vietname (a que se juntou a "Unintended Consequence" do Cambodja) e o seu vasto programa de crescimento do Welfare State (queria construir a "Great Society").
Pois, mas sim, o perigo para o mundo são os "isolacionistas" ...
Sem comentários:
Enviar um comentário