quinta-feira, 13 de julho de 2006

Populistas Demagogos

1. Negocios.pt:"UE aprova corte de 70% nas tarifas de «roaming»13:52 A União Europeia aprovou hoje um projecto de regulamentação sobre as tarifas de «roaming», que deverá entrar em vigor no Verão de 2007, que poderá reduzir até 70% os custos de utilização do telemóvel no estrangeiro, anunciou Viviane Reding, comissária europeia da Sociedade de Informação e Media, ao final da manhã. "

PS: Faz-me lembrar alguém que na Argentina legislou que os salários aumentariam para o dobro no dia seguinte (na verdade, este tipo de populismo até acaba por ser positivo e inócuo no longo prazo, dado que expõe, sem ser intencionalmente, a irracionalidade económica à vista de todos).

2. Negocios.pt:"Bruxelas multa Microsoft em 280,5 milhões de euros11:34 A Comissão Europeia multou a Microsoft em 280,5 milhões de euros por se ter negado a cumprir a exigência que Bruxelas fez em 2004, para que a empresa de Bill Gates divulgasse informação sobre a ligação do Windows à Internet, sem a qual a entrada de outras empresas no mercado permaneceria vedada. "

PS: Por um lado, o conceito de copyright e patentes (cuja definição como "propriedade" é altamente questionável) é estendido até ao absurdo (daí o litígo constante), mas por outro lado, o código "escondido" técnicamente acesso (a maneira própria de defender a "propriedade" intelectual é arranjar formas naturais-não-coercivas-pelo-Estado de a proteger) é coercivamente obrigada a publicar o seu código interno. Inconsistências.

E depois, se um produto tem realmente êxito, o que significa que muita gente acha lucrativa/útil a sua aquisição ao preço pedido, esse produto passa a ser em parte, como que do domínio público, aberto à devassa, porque se transforma num...novo direito humano consagrado na Declaração Universal?

Sem comentários:

Enviar um comentário