domingo, 24 de abril de 2005

A chantagem do costume pelos federalistas

French referendum 'no' would mean 'fall of Europe': Prodi

If France votes "no" on May 29, he told the Sunday paper Journal du Dimanche, it would be far more than a case of the country being "the black sheep" of Europe, using an expression employed by French President Jacques Chirac. "There will be no more Europe," Prodi, now leader of the Italian centre-left opposition to Prime Minister Silvio Berlusconi, said. "We will go through a great period of crisis. The problem will not only be a catastrophe for France, but the fall of Europe.

Mas a ausência de uma constituição permite que as actuais instituições funcionem e previne avanços para o centralismo democrático supra-nacional que acaba sempre por desaguar no avanço dos poderes executivos, legislativos, e depois até judiciais a nível federal.

Isso quer dizer na prática o quê? Que será mais dificil impôr a uniformidade fiscal, emissão de dívida "federal", ligação dos sistemas de segurança social, impostos federais. etc.

PS: Apesar do que por aí se diz (e por quem se deixa influenciar pelos abusos ou pura ignorância feita pelos neocons àcerca da história...a qual parece ter começado apenas com Chamberlain) foi à França que calhou o ónus de assumir a maior coragem e custos nas guerras continentais (sendo que a excepção de Napoleão foi quem inaugurou a conquista e mudança de regime em busca de uma nova ordem internacional...sem a velha europa monárquica...e uma cultura de serviço ao Estado como garante e emnador dos novos direitos da modernidade...um visionário portanto...): contra Carlos V, Bismarck (1871), Grande Guerra e Segunda Guerra (se se lembrarem de "alguém" que mais prontamente declarou guerra, em cima do opositor e até em desvantagem clara, sem ter sido directamente atacado e mais vidas perdeu teve por favor indiquem-me). A França fazia um favor a si mesma e a todos (mais uma vez) se impedisse também a construção de uma federação europeia.

Sem comentários:

Enviar um comentário