terça-feira, 19 de abril de 2005

Anti-federalismos

O comércio livre não necessita de união política.

A união politica por outro lado, apenas aumenta a capacidade de estabelecer maiores barreiras (como a política agrícola e outras) decididas em bloco e com maior eficácia, assim como aumenta a tendência para a uniformização fiscal e legislativa.

Quanto maior é a dimensão de um circulo eleitoral mais desvirtuada é a noção de democracia. A eleição directa de um governo executivo europeu aumentaria em alguma coisa a nossa "liberdade"?

Os socialistas e estatistas de todas as cores sabem bem que quanto maior é a região democrática mais se estabelece o estatismo - eliminando por completo qualquer chance de idiossincracias liberais (baixos impostos, desregulamentação, regimes estranhos como principados, etc).

A teoria segundo o qual é preferível passar a estarmos sujeitos a um centralismo democrático supra-nacional porque "aqui não nos entendemos" não é um pouco derrotista e totalitária?

Lembrem-me outra vez, exactamente para quê um Tratado Constitucional e o Federalismo Europeu?

E por outro lado, não somos realmente mais federais como espaço inter-governamental do que os próprios EUA cujo caminho federalizante apenas tem vindo a invadir as capacidades dos seus Estados (e já vou deixar de lado o mau precedente histórico da sua Guerra entre Estados no que respeita à capacidade desses Estados se retirarem de uma Federação)?

Sem comentários:

Enviar um comentário