segunda-feira, 29 de maio de 2006

Audições imperdíveis

Valem tanto (ou mais) pelas qualidades de oratória e exposição como pelo tema em si:

* Did the South Have to Fight? , pelo "Paleo-Conservative" Thomas Fleming,

Por Ralph Raico, um especialista em história do liberalismo clássico, aqui como crítico da visão idílica do estatismo e guerra e os seus líderes (não aconselhável para quem, apesar de liberal, deseja manter na mais alta consideração os seus mitos sobre alguns estatistas estadistas):

* Rethinking Churchill

* World War I as the End of Civilization

Por Kuehnelt-Leddihn (o Liberal Aristocrata Católico Ultra-Montano, amigo de Mises e Hayek). Vale mais pelos inúmeros comentários laterais por alguém que ainda viveu na velha ordem. Autor de um texto também imperdível: "Monarchy and Wars"

* The Mises and Hayek Critiques of Modern Political State

Pelo interesse do tema: The Tension Between Economics and Religion (por um Cristão, dir-se-ia, tradicional e Libertarian - Murphy)


PS: Em todos eles, percebemos uma visão algo cínica da Modernidade, não própriamente por vontade voltar para trás, mas a favor de uma certa sabedoria de tudo o que é verdadeiro e permanente. E também um olhar de horror à modernidade, as suas guerras entre os grandes Estados, os totalitarismos de todas as cores, incluindo as do grande estado social-democrata. Nos tempos que correm, um pouco como últimos dos moicanos, um romantismo quase tolo e deslocado. Uma delícia portanto.

Sem comentários:

Enviar um comentário