quarta-feira, 28 de junho de 2006

Cruzadas democráticas

"Bush’s democracy crusade has been exploited by Islamists in Egypt, Gaza, the West Bank, Lebanon, Iraq, and Iran. The National Endowment for Democracy may claim victories in Georgia and Ukraine, but the cost of its meddling appears to be the loss of Russia and creation of an anti-American bloc from the Baltic Sea to the Taiwan Strait. " Patrick J. Buchanan

O idealismo ingénuo e progressista de Wilson e a sua cruzada democrática (como se existisse algum tipo de totalitarismo no federalismo monárquico alemão ou austriaco), com a entrada dos EUA na Grande Guerra, induziu pelas "unintended consequences" o comunismo, o fascismo e nazismo no Continente Europa. Os anos 20 e 30 foram duas décadas de paz podre assente no absurdo do staus quo de Versailles. Wilson, Churchill e a França são os pais de filhos não desejados do totalitarismo no Continente.

Hoje, existe quem consiga falar de "expansionismo islâmico" apesar de em todo o século 20, ter sido o "Ocidente" a intervir nos assuntos de árabes e persas e actualmente ocuparem 2 países e desde o fim da Segunda Guerra, ter sido imposto um Status Quo na Palestina, pela ONU, criação de Roosevelt, que teve o preço de Estaline ter sido um aliado e virtual vencedor da Segunda Guerra Mundial (e o Império Britânico o grande derrotado).

Teremos nós duas décadas de paz podre iguais às dos anos 20 e 30 indo desaguar num qualquer evento de apocalipse? Bem, basta juntar o bloco Russo e Chinês induzido pelo intervencionismo nas suas fronteiras e uma vida cada vez mais dificil para um Ocidente distraido e exausto nos assuntos do deserto dos outros, exactamente como nos anos 20 combatia na zona as revoltas dos seus "libertados".

Basta traçar o paralelo entre o objectivo de levar a democracia ao mundo por Wilson e os resultados que obteve, e a democracia imposta ou pressionada exógenamente dos dias de hoje, ao mesmo tempo que o islamismo ganha força e causas junto da juventude tal como a juventude das novas repúblicas continentais se iam reconhecendo nas utopias a quem tinham sido oferecidas de bandeja algumas boas e até justas causas.

É preciso salvar o "Ocidente" dos seus defensores...salvando-nos dos nossos salvadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário