sexta-feira, 19 de novembro de 2004

Falácias

Sérgio Figueiredo hoje no Jornal de Negócios: "São os europeus que estão a pagar, com menos crescimento e mais desemprego, a depreciação acentuada do dólar, porque os asiáticos, ou não têm regimes de câmbios flexíveis (caso da China), ou põem os seus bancos centrais a vender dólares no mercado e comprando as respectivas divisas (como o Japão anda a fazer por estes dias)."

1. Um engano de escrita (penso): os Bancos Centrais asiáticos têm estado sim a comprar dólares para travar a sua desvalorização, por pura e simples emissão monetária da sua própria moeda - é uma situação nova, a capacidade de aumentar as reservas de dólares a custo Zero.

2. Se a Europa tem um problema com isso, será então a solução passar a câmbio fixo ou replicar a estratégia asiática de comprar dólares a custo Zero?

3. Se a valorização de uma moeda fosse causa de menos crescimento e desemprego, quer dizer que a desvalorização cria emprego e acelera o crescimento da economia?

PS: Se os Bancos Centrais Asiáticos conseguem comprar enormes quantidades de dólares a custo Zero, isso significa que têm a capacidade de comprar activos americanos a custo Zero? Isso faz sentido? Não, nada faz sentido no actual sistema monetário estatista e um dia vamos perceber isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário