segunda-feira, 8 de novembro de 2004

O Espectro da "Grande Albânia"

Público:

"(...)A "questão albanesa", da qual não deve ser excluída a deriva do "pan-albanismo", permanece decisiva nesta região. Já em 1992, após a declaração da independência da Macedónia no decurso da desintegração jugoslava, os distritos albaneses do Oeste do país organizaram um referendo que aprovou a "autonomia territorial" e a eventual união com o Kosovo.

A liderança macedónia albanesa aguarda com enorme expectativa a resolução do estatuto final do Kosovo, que será decidido em 2005. A possível declaração do Kosovo como "Estado independente" constituirá um estímulo suplementar para as suas ambições autonomistas, e o reforço do "pan-albanismo", a unificação dos albaneses dos Balcãs num único Estado, mas pela "via pacífica"(...)".

Nota: os internacionalistas, como qualquer intervencionista ou burocrata ou até um bom marxista, nunca assumem as consequências dos seus ideais transformados em acções violentas porque, claro, as intenções são boas.

A criação de um grande estado muçulmano - com o apoio aos freddom fighters (!!) - e o recuo do cristianismo ortodoxo à custa dos bombardeamentos e posterior ocupação pela NATO é ou será mais um monumento a somar aos grandes desastres dos bens intencionados.

Sem comentários:

Enviar um comentário