terça-feira, 5 de outubro de 2004

Burocratas

O problema não são as políticas, não são é afectados suficientes recursos públicos.

Paul Bremer, the former civilian administrator in Iraq, says the U.S. "paid a big price" for not having enough troops to battle "horrid" looting in Baghdad after Saddam Hussein's overthrow. "We never had enough troops on the ground," Bremer said: Still, Bremer added, ousting Saddam was "the right thing to do."

A propósito:

CIA: No Evidence of Saddam Link to Terrorists
Rumsfeld: No 'Hard Evidence' of Iraq-al-Qaeda Tie

Quanto às críticas habituais do anti-bushismo militante: o problema não são as supostas más intenções (domínio, o petróleo, etc) - são conhecidos os intelectuais que mais fizeram força para a intervenção no Iraque e os seus sonhos de revolução democrática ao estilo das suas raízes internacionalistas da esquerda de outros tempos e ainda em Wilson e Roosevelt.

O problema é acreditar em derivas de revoluções sociais e na capacidade do Estado as implementar como um enorme programa de engenharia social. Isso e cair no erro do terrorismo: que existe violência e "destruição criativa "capaz de gerar algum bem, ainda por cima decididos pelo julgamentos de elites políticas/burocratas que têm sempre a maior probabilidade de falhar do que acertar

A paz e o comércio livre são os maiores geradores de ordem e cooperação voluntária e ainda os elementos de mudança social tranquila por excelência. Quem é tiranizado é quem tem a responsabilidade de julgar o uso da violência como necessário. Os outros, metam-se na sua vida e liderem pelo exemplo. É isso que um dia a América já foi.

Sem comentários:

Enviar um comentário