quinta-feira, 21 de outubro de 2004

Impostos não baixam sem baixa da despesa

Mira Amaral: «Desconfiem quando vos dizem que os impostos vão baixar...»

Na abertura do XV Congresso da Ordem dos Engenheiros, esta manhã, Mira Amaral disse que «o nível de despesa pública é um sério problema económico e não apenas um problema orçamental. Enquanto a despesa pública não descer, desconfiem quando vos disserem que os impostos vão baixar...», disse o ex-ministro do PSD."

Nota: E sem a qual a conversa sobre impostos é sempre faliciosa. Por exemplo, dizem que os escalões de IRS vão baixar, mas os rendimentos acima de 22 400 Euros, responsáveis por 80% de toda a colecta, vão passar a pagar mais por causa do fim de beneficios fiscais, o que significa provavelmente passar a pagar mais de 80% de toda a colecta.

O Jogo e ilusão do sistema político (social-democracia centralizada) é subirem uns e baixarem outros (à esquerda e direita, cada um à vez) enquanto em média o total de impostos e despesa pública sobe - razão pela qual, hoje em dia, cerca de 50% de todo o nosso rendimento é coercivamente colectado.

A única forma de existirem cortes significativos dos impostos e despesa é abandonar as ilusões universalistas (prestação de serviços e redistribuição), permitindo um redução drástica de impostos, incluindo o da segurança social:

- que passaria a providenciar reformas e subsidios de desemprego equiparadas ao salário minimo.

E de imediato seriam aumentados os salários líquidos de todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário