domingo, 3 de outubro de 2004

Destaques II

1. No comment

"In 2002, at a crucial juncture on the path to war, senior members of the Bush administration gave a series of speeches and interviews in which they asserted that Saddam Hussein was rebuilding his nuclear weapons program. Speaking to a group of Wyoming Republicans in September, Vice President Dick Cheney said the United States now had "irrefutable evidence" - thousands of tubes made of high-strength aluminum, tubes that the Bush administration said were destined for clandestine Iraqi uranium centrifuges, before some were seized at the behest of the United States.(...)

Today, 18 months after the invasion of Iraq, investigators there have found no evidence of hidden centrifuges or a revived nuclear weapons program. The absence of unconventional weapons in Iraq is now widely seen as evidence of a profound intelligence failure, of an intelligence community blinded by "group think," false assumptions and unreliable human sources."

2. Agora que o Muro parece estar a dar resultados mas a politica de 3 olhos por cada olho continua seria trágico que...

"Guerra civil?

Em Israel, discute-se o risco de guerra civil. Colonos e extrema-direita apelam à desobediência do exército e à resistência armada. O plano de Gaza é um negócio leonino para Israel. Tem o apoio de 70 por cento da população. Mas para a direita anexionista é o princípio do fim da colonização e do Grande Israel.

Não estão apenas em causa os rabis fanáticos que ameaçam Sharon. Respeitáveis intelectuais de direita lançaram um manifesto em que declaram: "A evacuação de aldeias judaicas [colonatos] na terra de Israel é uma limpeza étnica, um crime contra a humanidade, um crime contra a nação e um acto ilegal. Os oficiais a quem seja ordenado procederem à limpeza étnica devem ouvir a sua consciência e recusar colaborar em tais actos." A seguir, um grupo de influentes rabis, até agora considerados liberais, justifica o "assassínio preventivo" de palestinianos, civis ou militares.

O "Jerusalem Report" adverte que há milhares de colonos armados e que cerca de 30 por cento do corpo de oficiais e dos soldados do exército de terra estão ligados a grupos nacionalistas religiosos ou provêm de colonatos. Que farão? "

3. Regulamentação

"O reitor da Universidade Católica Portuguesa (UCP), Manuel Braga da Cruz, está preocupado com o sucesso escolar dos alunos que chegam ao ensino superior e considera que um dos factores que contribuem para o insucesso é a existência de uma "pressão" da indústria nocturna sobre os estudantes (...) o reitor defende que o poder político deve intervir na regulamentação desses espaços de diversão, de modo a que os estudantes não os frequentem tão intensamente. "

O caso do licenciamento de lugares nocturnos é um dos assuntos onde simples bom senso recomendaria um papel alargado às Juntas de Freguesia. Devem ser estas, por mecanismos de consulta aos proprietários e residentes, e não o Estado e nem sequer os municípios (a não ser que estes próprios adoptem processos em que as JF tenham o devido papel) a determinar se e como são tolerados determinados tipo de actividades.

Será correcto que aquilo que é uma zona tranquila possa transformar-se numa típica zona nocturna, sem que os habitantes nada possam fazer?

Existem duas acções potencialmente erradas por parte do sistema político neste tipo de problemas:

1) A imposição activa ou por passividade de um conceito de total "liberdade" (imposição) da presença de todo e qualquer tipo de actividade sem qualquer tipo de direito de regulamentação local pelos interessados (os proprietários e residentes).

2) A actuação legislativa restritiva imposta centralmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário