sexta-feira, 10 de dezembro de 2004

Intervencionismo centralista liberal

José Manuel Fernandes: "Ainda bem que existe Comissão Europeia. Ainda bem que alguém zela para que haja um bocadinho de concorrência e de mercado livre neste país. "

(1) O intervencionismo centralista mesmo que em tese possa "impor" uma acção liberal (o que não é o caso, não sabemos qual seria a situação em mercado livre, em determinadas industrias de capital intensivo e de longo prazo pode a industria - e os consumidores beneficiarem com isso - terem ganhos de escala e sinergias em combinar dois tipos de negócio - o essencial é termos a certeza que não existem barreiras à entrada) traz sempre consigo a capacidade de no futuro impedir outros caminhos liberais - imaginemos que um dia exista consenso para diminuir os impostos como a Irlanda e ainda reduzir a segurança social a um conceito de subsidariedade - será isso possivel com Bruxelas?

(2) A ideia que precisamos de uma entidade acima de "nós" que zela por "nós" foi o que sustentou todos os regimes autocráticos e impérios deste mundo, não?

Sem comentários:

Enviar um comentário