domingo, 19 de novembro de 2006

O Indivíduo

O Indivíduo faz hoje 9 anos.

Lembre-se de que em 1997 não existiam blogs, o acesso era majoritariamente discado e o site só foi posto no ar porque o Sergio de Biasi era (e ainda é) um sujeito informático. Fizemos primeiro o jornal em papel e só porque os maus elementos da PUC-Rio nos catapultaram para o estrelato é que partimos para a versão digital.

Estão de parabéns todos os colaboradores e em especial, como não podia deixar de ser, o Pedro Sette Câmara. O Indivíduo foi o primeiro site liberal em português que li regularmente e numa altura em que a internet estava ainda bem menos difundida (especialmente fora do contexto da língua inglesa) teve um notável papel pioneiro na divulgação e promoção do liberalismo clássico. 9 anos depois, a conduta lamentável dos tais maus elementos da PUC-Rio passou à história (mas não está - nem deve estar - esquecida) enquanto que muitas das ideias defendidas n'O Indivíduo, apesar das muitas dificuldades que infelizmente se continuam a colocar a quem defende a liberdade, estão mais fortes do que nunca.

Saúda-se por isso a republicação dos textos originais. Quando um dia se fizer a história do reavivamento do liberalismo clássico no mundo de língua portuguesa que teve lugar a partir de meados dos anos 1990, O Indivíduo e a notável coragem e integridade intelectual manifestada pelos seus autores será obrigatoriamente um marco de referência.

Post anteriormente publicado n'O Insurgente.

Sem comentários:

Enviar um comentário