quinta-feira, 17 de março de 2005

Re: A estratégia chinesa

No Insurgente: "Vista por Tom Donnelly, no Daily Standard. Enquanto a América se distrai com a Coreia do Norte, o governo chinês tem caminho livre para espalhar os seus domínios e aumentar a sua influência. Pouco a pouco, o gigante acorda. Depois não se queixem. "

Na realidade o que eu acho que se passa +e que enquanto a América se distrai no Médio Oriente ...

a bem de Israel, da democracia tribalista é étnica dos outros, e lutando contra um perigo menor (o terrorismo do ponto de vista de defesa nacional e "geo-estratégico" não oferece ameaça alguma) arriscando-se apenas a aumentar o risco de um efeito de entropia política na zona (reformistas versus fundamentalismo versus actuais regimes, conflitos étnico-religiosos, separatismo, etc) e a aumentar o terrorismo.

...afunda-se cada vez mais na areia dos déficits, da queda do dólar e da dispersão da capacidade militar e do focus estratégico, enquanto a China (e a Rússia, não esquecer) acorda. Vamos lembrar o antigo Império Chinês e Russo de outros tempos, o Império Comunista e agora, com a re-descoberta dos benefícios que o crescimento económico providenciados por uma economia capitalistapodem dar a um poder politico central desejoso de mais recursos (económicos e militares - via impostos, a moeda e tecnologia).

Sem comentários:

Enviar um comentário