sexta-feira, 9 de setembro de 2005

A América, antes e agora

Vemos agora as "autoridades" a retirar as armas a todos os cidadãos e obrigá-los a sair dos bairros e casas.

Felizmente, e via CNN, ainda se vê americanos a dizerem coisas como (no caso, um causasiano aparentemente bem de vida); "Saiam da minha vida, saiam da minha vizinhança, siama da minha cidade. Se vierem cá para me tirarem as minhas armas vai haver tiros".

O "Estado" (e não "Bush", nem a ridicula acusação de racismo e ainda a mais ridicula tentativa de relacionar a pobreza relativa da cidade com descriminação ou o "american way of life") falha preventivamente (a manutenção federal dos diques - uma herança do New Deal) e falha após (nesta falha, situo o serviço de segurança...) e como dizia um:

"Obviously, the police there have been doing such a good job that people should now trust them wholly in their defense. "No need to have a gun in New Orleans now - New Orleans finest will protect you!"

It is inevitable that when you need a gun most, the goverment will try to take it away."

A velha américa é representada pelo cidadão a quem incomoda qualquer intromissão do Estado Federal (e em menor escala pelo seu próprio Estado) na sua vida. Anacronicamente, o pro-americanismo dos tempos que correm parece por vezes identificar-se com a grandeza e poder do seu Estado Federal.

Sem comentários:

Enviar um comentário