domingo, 25 de setembro de 2005

Irritante

Esta mania de criticar o poder local por não se gostar de meia-dúzia de candidatos que se atrevem a tomar conta das noticias nacionais - como se atrevem eles a disputar a atenção dos media distraindo-a da sua obrigação de cosmopolitanismo com as idiossincracias locais?

Existe quem se atreva a sugerir que tem demasiado poder, que o centralismo tem de desenhar um sistema que impeça tais veleidades...talvez um pouco de fascismo partidocrático? Mas...ainda mais que o actual?

Vêm agora dizer..., se tivessemos circulos uninominais tinhamos que os aturar como deputados! Mas é isso mesmo que é necessário...a medo do populismo local é o medo de quem faz tremer o status quo.

A justiça isto aquilo...ela só funciona mesmo mal quando se trata da política local...e que fazer dos casos nacionais...nem pedofilia nem fax de macau os abala! Sejam quais for os defeitos da justiça eles foram cunhados...no Estado Central...

Querem criticar Ponte de Lima pela defesa da sua terra contra a partidocracia? Devia defender o quê - o interesse "nacional"? Será que a economia de mercado funciona porque cada um defende o interesse "nacional" ou pior, da "humanidade"?

O que precisamos mesmo, é de um bom movimento por um federalismo português...um que restitua as boas liberdades antigas locais de que fala Alexandre Herculano e que são a origem da nossa nacionalidade. Uma coisa não deve ser esquecida - toda a receita do Estado tem origem local e não o contrário.

Sem comentários:

Enviar um comentário