sexta-feira, 16 de setembro de 2005

Ouro

1. A subida de preços é um indicador falivel para análise do problema económico que surge com o controlo estatista da função monetária.

2. O Ouro tem um valor intrinseco muito elevado, enquanto que o papel-moeda-por-decreto não tem absolutamente nenhum.

Em que confia mais, em Ouro ou numa maquina de tirar fotocópias? Vamos comparar:
Ouro: finito, a sua produção ronda os 2% anuais, divisivel e estável, não é passivel de deflação monetária.

Papel: Quantidade ilimitada, a sua produção depende da boa vontade e estabilidade do sistema politico, o seu crescimento alimenta a ilusão do investimento sustentável, passivel de hiper-deflação-inflação até o seu colapso.

3. A sua condição de "moeda natural" advém de ser o único elemento no planeto cujo rácio de stock existente para a sua produção garante por si só estabilidade. O seguinte é prata, mas já a grande distância. Esta relação é a inversa na produção digamos de trigo: o stock existente em armazém a cada momento é muito mais pequeno que a sua produção periódica, por isso, é impróprio para ser escolhido como moeda. O ouro está no extremo oposto e não existe o que se lhe compare.

4. O serviço que a "moeda" presta é permitir a troca numa economia de divisão de trabalho.

5. A queda do Ouro abaixo dos 450 Usd iniciou-se com o venda de Ouro por parte dos Bancos Centrais, e que irónicamente não percebem que estão precisamente a criar condições para o seu provável fim. Enquanto os BC detinham 66% de todo o Ouro (historicamente grande parte dele conseguido pela extorsão praticada em larga escala por todos os Estados ao renunciar unilateralmente ao contrato civil de honrar a troca das notas e depósitos, pelo equivalente fisico em Ouro...sabem como é...quem mata um é assassino...quem mata milhões é um respeitável homem de Estado) este não conseguia retomar a sua função, tarefa dificil se tivermos em conta que o Estado comanda que nós, pobre população, tenhamos que usar esse pobre conceito virtual.
Mas como agora, devido às vendas, a percentagem atinge os 33% (e esta redução explica também a queda da sua cotação - o quasi-monopólio pelo vendedor), pode o Ouro começar o seu trabalho de minar o sistema monetário estatista, fazendo-lhe concorrência.

6. Como já disse, Greenspan é culpado de iludir liberais ao mesmo tempo que com isso, coloca qualquer economista que defenda o que a civilização livremente conheceu até à Grande Guerra - uma moeda única mundial que no início do século 20 tinha colocado o nivel de comercio internacional num patamar só atingido nos finais dos anos 80 - como uma espécie meio exótica, fora da pose séria de economistas sérios cujo ambição é irem para um Banco Central tomarem conta de uma máquina de fotocópias.

Sem comentários:

Enviar um comentário