quarta-feira, 21 de setembro de 2005

Opiniões e Sugestões

Pede Bernardo Pires de Lima no Ocidental, sobre o Iraque.

Aqui vai: retirada pura e simples.

O que acontecer depois não é da "nossa" (Ocidente) conta (já a invasão do Koweit não era). A "nossa" (Ocidente) presença lá, parece não contribuir nem para reduzir o terrorismo (pelo contrário) nem diminuir o preço do petróleo (pelo contrário). Nem devemos deixar a ONU conceber qualquer programa de ajuda em massa de reconstrução ou de sustentação artificial de qualquer regime (tal como no Afeganistão).

Quanto mais adiada for a retirada mais "unintended consequences" nos arriscamos a vir a colher mais tarde, se bem que, ter destruido um regime secular e até tolerante em termos comparativos com o cristianismo, e enfranquecido a influência Sunita, parece ter colocado o Estado num caminho irremediável de separação-secessão pré-anunciada. Ou talvez não. Quem sabe e depois... who cares?

Para além disso, os ideológos neo-napoleónicos da intervenção militar como instrumento revolucionário e iluminista de novas ordens, provavelmente irão aproveitar todo e qualquer incidente menor com os vizinhos para subir a parada. Por exemplo, reclamar que a Siria não faz nada para impedir a entrada (ou será saida?) de umas centenas de combatentes voluntários quando os EUA não conseguem fazer parar a entrada ilegal pela sua fronteira de centenas de milhares de mexicanos todos os anos.

Uma coisa é certa, tanta preocupação pela revolução democrática e bem estar islâmico não parece muito conservador, e estes devem ter uma especial sensibilidade pelas consequências de um império (falemos do Ocidente) que pensa poder assumir e carregar os males do mundo.

Enquanto nos distraimos no meio da areia por causa de um liquido preto e levar as maravilhas e defeitos do centralismo democrático (que históricamente apenas levaram à social-democracia), a mudança de polaridade da civilização para a Ásia continua. Uma guerra ou crise política e económica a mais (sistema monetário e estado social) e a civilização cristã (desaparecida no meio dos fluxos demográficos, contracepção, aborto, familia monoparental, livre emigração, etc) vai ser encontrada como uma curiosidade num qualquer texto de história daqui por uns séculos.

Sem comentários:

Enviar um comentário