domingo, 8 de março de 2009

Quantidade de moeda e preços

Aqui já não é aceitável:

"Na medida em que o preço dos combustíveis afecte a generalidade dos sectores, se a quantidade de petróleo disponível cair para metade amanhã, eu suspeito que a generalidade dos preços vai subir. A isso chama-se inflação. E a quantidade de moeda é a mesma."

Se a quantidade de moeda é a mesma (vamos imaginar padrão-ouro e sem qualquer expansão por produção de ouro porque não existia mais), e de repente por alguma razão a existência de um factor de produção como o petróleo desce para metade.... 

... o preço do petróleo vai subir... mas muitos outros descer. O efeito de inflação de uma parte dos preços induzida por uma variação de condições de produção reais (e não porque a quantidade de moeda está a subir) induz a deflação de preços noutros pontos (por exemplo, todos aqueles que vêm a sua procura diminuir). Claro que se actividade/produtividade económica diminuir, o rendimento diminui e os preços sobem. Mas na medida em que existirem ou passarem  existir substitutos para o petróleo e o nível geral de produtividade recuperar o nível anterior, isso significará que os preços do petróleo poderão estar mais alto (mas provavelmente mais baixos que os do imediato ao choque, dado que a sua procura foi em parte substituída) mas outros preços desceram.

Sem comentários:

Enviar um comentário