domingo, 8 de março de 2009

Reasons to be cheerful, Part III

A questão da informação

"Caro CN, só não vende nada se as pessoas souberem que os preços são mais baixos noutro lado.

Ter ou não ter (ou procurá-la) mais ou menos informação é uma decisão individual que acarreta custos (nem que seja tempo). Por isso existem empreendedores que oferecem esse tipo de serviço requerido por quem o quiser assim estejam dispostos a pagar o acréscimo de custo na expectativa de melhorarem a escolha da sua acção.

Assim:

- existe quem venda serviços de informação
- existe que actue entre duas informações diferentes para seu próprio lucro: actividade de arbitragem

E esta actividade que equilibra informação incompleta está sujeita aos mesmos factores de investimento, custos  e rentabilidade normal - resultado das preferências dos seus clientes.

Como tal, as condições de diferente informação estão sempre a ser arbitradas de uma forma ou outra - quem ache que existem enormes vazios tem uma grande oportunidade para ser explorada.

A questão é que o postulado de "informação incompleta" não tem qualquer consequência que não a descoberta de oportunidades empreendedoras nesse campo, retornando a tendência para um equilíbrio de longo prazo.

No mercado de trabalho é a mesma coisa: o nível geral de salários pode equilibrar o mercado de trabalho para atingir o pleno emprego assim não se ergam barreiras nesse sentido (como o salário mínimo).

(continua)

Sem comentários:

Enviar um comentário