quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

Bancos Centrais vão às compras

"An Asia Times piece by Zhou Jiangong earlier this week describes a complicated plan by the Chinese Ministry of Finance to in essence reallocate a portion of its portfolio of US Treasuries and agency debt into other asset classes. This news continues a trend on the part of central banks holding large reserves to allocate an increasing portion of those reserves to private capital markets. "

E não é uma hipótese chinesa. Quando a ilusão de um superávit estrutural dominou os EUA no pico da bolha, o próprio Greenspan dizia que depois de recomprar toda a dívida pública, o FED poderia começar a aceitar como colateral qualquer activo.

Os Bancos Centrais vão começar a acomodar um tal montante de "reservas" (porque não apenas "activos denominados noutra moeda"?) que terão a tentação fácil de a aplicar em activos reais.

Será um processo onde os Bancos Centrais transformam os seus activos monetários denominados noutras moedas em activos reais. Uma espécie de nacionalização estrangeira por via de emissão monetária cruzada. Provávelmente um calcanhar de aquiles que os próprios banqueiros não sabem avaliar as consequências.

Sem comentários:

Enviar um comentário