segunda-feira, 26 de março de 2007

Quantidade de moeda fixa

R(endimento) = C(onsumo) + I(nvestimento) + I(mpostos)

Economistas e políticos vão variando de recomendações:

Umas vezes dizem que é preciso aumentar o Consumo, outras que é preciso aumentar o Investimento, outras os Impostos (para aumentar a despesa do Estado).

Mas o Rendimento só sobe quando os preços baixam, quando um produto que custava x passa a custar x - y:

Uma baixa de preço significa assim a libertação de um recurso (que deixou de ser necessário para produzir a mesma quantidade de bens/serviços) que vai ser empregue a produzir um bem/serviço adicional, cuja procura deriva do rendimento adicional proporcionado pela baixa de preço y Podemos assim visualizar (numa perspectiva não estática):

y como baixa de preço
y como rendimento adicional
y como resultante de um posto de trabalho dispensado
y como resultando num novo posto de trabalho

Toda a má economia parte do pressuposto assumido ou disfarçado que:

- é possível aumentar o Consumo e/ou o Investimento e/ou Impostos com a criação de moeda (inflação monetária). É isso que cria a ilusão que o Investimento pode aumentar sem diminuir o Consumo ou vice-versa. Ou que a Despesa do Estado pode aumentar sem o aumento dos Impostos ou diminuição do Consumo e/ou Investimento. Também cria a ilusão que determinado Investimento efectuado hoje terá sustentação no Consumo futuro, uma vez que é efectuado sem recorrer a poupança real e voluntária, daí os Ciclos Económicos.
- que o investimento público efectuado com os Impostos cobrados (e/ou criação de moeda) consegue diminuir um qualquer preço de um bem/serviço no futuro consumido voluntáriamente.

A economia devia começar por ser estudada recorrendo à hipótese de quantidade de moeda totalmente fixa.

Notas:

1. Costuma-se adicionar a expressão "Exportações - Importações" indicando como outra solução o aumento das Exportações e ou a restrição de Importações. Se pensarmos na economia planetária como um todo sabemos que não é possível exportar para Marte e por isso a ONU, como proto-governo Mundial, terá dificuldades óbvias em recomendar o aumento de Exportações como solução para alguma coisa. A única coisa que se pode afirmar é que as trocas livres aumentam a probabilidade de ser verificar a especialização do trabalho e como isso a diminuição futura de preços.

Sem comentários:

Enviar um comentário