quarta-feira, 28 de março de 2007

Liberalismo Clássico e Liberalismo Social em Portugal

Obrigado André Azevedo Alves : ) Por Miguel Duarte.

Neste artigo, André Azevedo Alves do O Insurgente reconhece, que o MLS é quem representa o Liberalismo Social em Portugal.

Relativamente ao artigo de Tiago Mendes, na altura não referi isso, mas pensei, pessoalmente considero ridícula a ideia que o PP ou o PSD alguma vez venham a ser partidos liberais, no sentido que Tiago Mendes vê o liberalismo (Tiago Mendes, para todos os efeitos, nas opiniões que tem emitido no DE é um liberal social). Ambos os partidos estão bem sedimentados no Conservadorismo no caso do PP ou no "sou tudo e não sou nada e quero agradar a todos", no caso do PSD.

Fico também contente que André Azevedo Alves não "tenha alterado substancialmente" a sua opinião sobre o MLS nos últimos anos, pois quer dizer que aparentemente, alguma coisa a alterou. Eu esperava que tivesse alterado mais um pouco quanto a nos chamar "sociais democratas" ou "socialistas", mas mais uns anos e talvez lá chegue. Embora, uma coisa seja certa, os "sociais democratas" (verdadeiros) de facto, aproximaram-se muito dos "liberais sociais" nos últimos anos, aderindo claramente à economia de mercado e abandonando os sonhos colectivistas.


Relativamente ao cordial e bem disposto agradecimento do Miguel Duarte, apenas tenho a acrescentar que me parece, de facto, neste contexto, de elementar justiça reconhecer o trabalho do MLS, não obstante as muitas e claras discordâncias (sem esquecer algumas concordâncias) que mantenho. Um reconhecimento que deveria ser ainda mais natural por parte de quem parece de facto partilhar, no essencial, as ideias e agenda do MLS. Mas certamente que, neste caso como em muitos outros, tanto as referências feitas como as omissões mais flagrantes terão a sua razão de ser.

Leitura complementar: Alternativas liberais (sociais [democratas]).

Post anteriormente publicado n'O Insurgente.

Sem comentários:

Enviar um comentário