terça-feira, 8 de julho de 2003

"Capitalism: A Treatise on Economics", George Reisman

Um dos mais recentes e melhores tratados de economia de sempre, editado em 1996 com cerca de 1000 páginas, está disponível em PDF.

A maior defesa do Capitalismo, "sound money" e a refutação de todos os mitos da (junk) ciência economia moderna, incluindo claro, os propagados por Keynes e os seus seguidores como Paul Krugman. Na melhor tradição austríaca de Mises, Hayek e Rothbard, faz a prova de como a descida de preços é benéfica e como a quantidade de dinheiro é totalmente irrelevante para a economia (até podia ser fixa). Analisa a questão dos ciclos económicos e os malefícios da expansão artificial do crédito pelos presente sistema monetário.

"Dr. George Reisman earned his PhD in Economics at New York University under the direction of Ludwig von Mises. He is the author of Capitalism: A Treatise on Economics. He has contributed articles to academic journals such as The Quarterly Journal of Austrian Economics and The American Journal of Economics and Sociology. He has has also contributed articles to publications such as The Orange County Register, Barrons, The San Francisco Chronicle, The Daily News, The Buffalo News and The Free Radical."

http://www.mises.org/pdf/capitalism.pdf

Leiam também o seu excelente artigo sobre a possibilidade e necessidade de retorno ao Padrão Ouro e às Reservas de 100% sobre os depósitos à ordem (depósitos não são crédito, como o Código Civil ainda bem se recorda, princípio ético propositadamente posto de lado pelo tradicional interesse mútuo dos Bancos e Estado no caso do depósito bancário).

"Goal of Monetary Reform, The"
The Quarterly Journal of Austrian Economics, Vol. 3, No. 3, Fall 2000, pp. 3-18
http://www.mises.org/journals/qjae/pdf/qjae3_3_1.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário