Larry Kudlow é um Supply Sider, uma espécie de corrente (voodoo) da economia muito em voga desde os anos 80 nos Republicanos. Receita para todos os males: Print Money! Print Money! Print Money! Por isso é conhecido pelo Larry "3 Dolars" Kudlow.
Mas ainda pior foram algumas sugestões tecidas por reputados economistas Keynesianos para resolver os problemas do Japão: o Banco do Japão daria dinheiro às pessoas com um prazo para gastarem, para estimular o consumo. Uau!
Como se a economia crescesse por causa do consumo. Já a minha avó dizia que para consumir primeiro poupa-se. Para a economia crescer, primeiro poupa-se, investe-se em capital, permitindo o aumento da produção ou diminuição dos custos unitários, os preços caem, e com a poupança gerada podemos então permitir-nos consumir outros produtos.
Mas a solução em voga é "injectar" quantidades adicionais de uns papeizinhos a que chamam dinheiro, incentivando o endividamento crescente sem a contrapartida natural na poupança. Diga-se que no Japão, a monetização (nacionalização paga pondo as maquinas de impressão de notas a funcionar) da dívida privada continua a grande ritmo, assim como a compra (nacionalização paga pondo as maquinas de impressão de notas a funcionar) de acções por parte do Banco Central do Japão.
Em que lindo estado está o mundo e a ciência económica no Séc. XXI. Quero voltar ao Séc. XIX de Carl Menger.
Sem comentários:
Enviar um comentário