quinta-feira, 24 de julho de 2003

Ainda sobre os Federalist Papers em edição portuguesa

Pois é, os meus amigos anti-federalistas adiantaram-se aqui ao vosso fellow "federalista jeffersoniano" falando na publicação de tão importante obra em Portugal. Culpa minha...
Esqueci-me de dizer que estive presente na solenidade de lançamento, que ocorreu no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Clássica de Lisboa, com muitos convidados, entre os quais o Prof. Adriano Moreira, que fez a apresentação da obra.
E de facto acabei por dizer ao Prof. Viriato S. Marques que em seguida havia que traduzir os "Anti-Federalist Papers". Ele riu-se...
A tradução é excelente, a encadernação é muito boa e atractiva (capa dura).
Já mora, desde o dia do lançamento, na minha biblioteca pessoal ao lado das suas congéneres norte-americana e espanhola.
Madison é a minha referência nos "Federalist Papers" - na esteira do "meu mestre" Thomas Jefferson... -, e a ovelha negra, é sobretudo, Hamilton (apesar de em algumas coisas não poder discordar dele, mas em pontos centrais é até, de certo modo, arrepiante (por ex. o seu centralismo).
A obra é díspar na qualidade/importância/ acerto dos textos apresentados pelos três autores, não deixando de tratar-se, como é sabido, de uma colectânea de escritos.
Para mim a correspondência entre Jefferson e Madison e também, a contenda ideológica entre o primeiro e Hamilton, a propósito dos "Federalist Papers", é de uma riqueza incrível, e muito mais interessante que aquela obra.
Todavia, "O Federalista" (nome em português) é muitíssimo importante e saúda-se com efusividade.
Parabéns ao Prof. Viriato Soromenho Marques pela tarefa, aliás, na esteira de "A Revolução Federal", seu anterior livro, e à Colibri.
Venham mais livros destes...

Sem comentários:

Enviar um comentário