sexta-feira, 4 de julho de 2003

Dia grande no Curso de Estudos Políticos de Cascais

Hoje foi um dos dias grandes da semana que decorre em Cascais, no XI International Annual Meeting on Political Studies, promovido pelo IEP. Fez uma brilhante intervenção o Dr. William Kristol, que como seria de esperar defendeu, com argumentos sensatos, a política externa da actual Administração Norte-Americana. Também pareceu defender futuras intervenções (por exemplo no Irão).

O Presidente da sessão foi o Dr. Nogueira de Brito (NB), que na apresentação inicial, além dos elogios da praxe ao convidado principal, presenteou os conferencistas com esta frase: "O Professor João Carlos Espada e o seu trabalho como director do IEP e da revista Nova Cidadania, bem como o painel de oradores que temos hoje aqui, mostram que a "intelligencia" nacional não é toda seguidora de Karl Marx". Os dois comentadores do painel eram o Professor Miguel Monjardino e o Dr. José Manuel Fernandes.

NB elogia ainda a coragem de José Manuel Fernandes por ter tomado publicamente as posições em defesa da política dos EUA na crise do Iraque. Este responde que esse elogio não é merecido, porque, como vivemos numa democracia e há liberdade de expressão, ele não corre o risco que lhe aconteça nada mais do que ouvir uns insultos na rua ou receber umas cartas pouco simpáticas.

Pergunto eu: então porque é que a imprensa portuguesa não tem uma variedade de opiniões mais diversificada, e somos obrigados a ler em todo o lado a mesma ladainha "neo-marxista" (para usar as palavras de NB) do politicamente jornalisticamente correcto ? (E consequentemente somos obrigados a trocar a imprensa tradicional pela Blogosfera ?)...

Sem comentários:

Enviar um comentário