Estou absolutamente de acordo com Rothbard.
Como eu disse no meu texto publicado na Causa Liberal, "Alexandre Herculano, o axioma da aquisição original e como a desigualdade social emana da igualdade civil " :
"...Alexandre Herculano descreve aquilo que podemos denominar de axioma da aquisição original da propriedade e postula o princípio ético universal da “igualdade civil”, o igual direito de todo o ser humano a adquirir propriedade por forma legítima: a aquisição original ou a aquisição por troca voluntária.
É este mesmo princípio ético universal que condena a escravidão e servidão forçada, pois era esta instituição social que para além de negar o livre arbítrio e o livre contrato, negava quer a aquisição original quer a de títulos de direitos de propriedade por parte de alguns."
O problema são os excessos de moralismo jacobino e progressista que hoje por aí abunda, incluindo na direita, porque, com estes a empurrar, talvez venham a implementar indemnizações colectivas pelo "maior crime da história", e um dia quem sabe, Jefferson e Washington, sejam banidos da História.
Muito pior que a escravatura individual foi a escravatura sem dono, ou antes, a da propriedade colectiva do estado, tentada por aqueles que queriam abolir toda a propriedade. Sem dono, os indivíduos foram dizimados aos milhões, porque quem os detinha era o estado e não um dono que apesar de tudo, não queria ver o seu investimento reduzido. Muitos acabaram por conceder a liberdade aos seus escravos, como penso que sucedeu com Jefferson e Washington.
Sem comentários:
Enviar um comentário